quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Manifesto em defesa da democracia

Pode parecer incoerente eu ter publicado há três semanas um texto absolutamente contrário à democracia e hoje eu publicar um manifesto em defesa da democracia. Explicar-me-ei.
As idéias apresentadas no vídeo abaixo pertencem a um ex-fundador do PT, chamado Hélio Bicudo, que agora pertence à oposição - um mercenário, na visão de Lula. Tudo o que esse homem diz contra o atual governo brasileiro há de ser relevado. Bicudo é extremamente claro e feliz em seus comentários ao trazer à tona tudo o que há de anti-democrático no governo Lula. Em certos pontos, mostra-nos atuações absurdas por parte do governo petista e que, infelizmente, passam-nos, às vezes, por despercebidas. Enfim, o manifesto é uma perfeita amostra de como a democracia não funciona no Brasil e de como o governo Lula tende a conduzir-nos a uma falência da mesma.
Discordo de Bicudo apenas em um ponto: para mim, a democracia já está falida, e não é votando na oposição que se vai salvá-la. Lula, tanto para Bicudo como na minha maneira de perceber, transformou uma democracia num governo autoritário (ou naquilo que chamei de falsa democracia no meu artigo "Abaixo a democracia!"). Enfim, trata-se de uma democracia aparente, que na realidade se revela numa dominação, numa apropriação do poder. Bicudo pensa que em se elegendo Serra talvez essa dominação se desfaça. Discordo. Se o povo não é capaz de optar pela opção correta, então o povo ignora completamente a política, e sem uma consciência popular e coletiva, nunca se constrói uma democracia. Nesse caso, é preciso algo além do processo eleitoral democrático para superar o autoritarismo, a apropriação indevida de poder por um grupo político. [Essas idéias estão todas melhor desenvolvidas no meu artigo.]
Finalmente, se publico este manifesto no meu blogue, é porque penso que vale a pena. Vale por apontar, um por um, todos os absurdos do nossa política atual.

Sem comentários:

Enviar um comentário