domingo, 26 de dezembro de 2010

Reflexão sobre o uso da língua

Nota de antemão: não vou falar sobre a arte do beijo.
No vídeo a seguir, uma análise do escritor português José Saramago sobre o modo como utilizamos a linguagem na nossa vida quotidiana, no presente e no passado.



"Parece que estamos num processo de involução em que estamos a voltar às cavernas. Para dizer a uma mulher que se gosta dela, somos capazes de dizer 'õ-õ', ou qualquer coisa assim, e ela ficará muito contente com isso que lhe disseram, desta maneira um pouco estranha, que é amada."

Saramago diz ter havido, desde os tempos primitivos da humanidade, uma evolução no uso da linguagem pelo homem, que se segue, nos últimos tempos, por uma involução do mesmo. A evolução se dá quando o homem passa a exprimir através de palavras suas emoções e seus pensamentos, e a involução ocorre quando essa capacidade deixa de existir. Primeiro, a língua se torna cada vez mais complexa, com a agregação de termos novos e a diversificação; depois, o homem não consegue mais utilizar as palavras para designar as coisas, e ela perde sua complexidade e volta ao seu estado rudimentar.
O processo é análogo ao que ocorre no campo da moralidade, do qual falei num texto publicado no blogue. Pode-se dizer mesmo que estão relacionados. A linguagem é o arcabouço que sustenta a cultura. Com a perda de uma, tem-se a da outra. Num tempo em que se torna a viver de modo animalesco, não se tem mais a necessidade de se comunicar, de exprimir os sentimentos. A morte do cristianismo coincide com a morte da linguagem.

2 comentários:

  1. Concordo que a "capacidade de se expressar esta relacionada com a evolucao", e ate com a inteligencia de um individuo. Porem acho que a capacidade de sentir o outro, comunicar-se sem necessariamente DIZER com palavras, faz parte de algo mais evoluido ainda.

    ResponderEliminar
  2. No dia em que formos capazes de saber o que o outro pensa e sente sem a necessidade da comunicação - não só verbal, mas também corpórea - seremos seres perfeitos, e o desaparecimento da linguagem, da qual não teremos mais necessidade, terá sido a segunda maior conquista da humanidade. Por enquanto, creio que só sejamos capazes disso através do uso da linguagem, e de todas as linguagens que temos, a verbal é a mais precisa e eficaz, e seu desaparecimento representa uma enorme perda para a humanidade e um grande sinal de involução.

    ResponderEliminar